TDH - Tecnologias Digitais Habilitadoras para um Brasil Digital para Todos

Blog

TDH - Tecnologias Habilitadoras para um Brasil Digital para Todos

Para o Manifesto Brasil Digital do Instituto Brasil Digital, os Conselheiros: Alexandre Del Rey, Nei Grando, Marco Antonio Lauria e Renato Grau do movimento Brasil Digital para Todos - BDT acabaram de produzir o útil e-book sobre TDH, para melhor entendimento e auxílio na implementação de Transformação Digital e Inovação por Organizações das quatro hélices, por meio da digitalização, de novos modelos de negócios e se valendo de inovação aberta.

O e-book de 38 páginas, capítulo 7 do Manifesto, pode ser baixado na Biblioteca do Instituto – IBD.

Parabenizamos os autores pelo ótimo trabalho e registramos a nossa Gratidão! 

Reproduzo o tópico 7.1 e parte do 7.2, para que perceba a contribuição que esse conteúdo (TDH) pode lhe trazer, pessoal e profissionalmente.

Boa Leitura!

“7.1 Propósito

Apresentar as principais tecnologias digitais habilitadoras, e suas potenciais aplicações, para Transformar a Experiência das Pessoas e Sociedade: dos Processos e os Modelos de Negócio do setor privado – Negócios Digitais, e seus Clientes, e do setor público – Governos Digitais, e seus Cidadãos.

7.2. Introdução

Dado o propósito do movimento Brasil Digital apresentado acima, e os impactos fundamentais que as tecnologias digitais habilitadoras imprimem na sociedade como um todo: nas profissões, na academia, na economia, nos negócios, no governo, no meio ambiente e em praticamente qualquer esfera da sociedade em que nos atentamos, este capítulo trará uma melhor compreensão do que são as tecnologias digitais habilitadoras, quais são a sua importância no momento atual, bem como quais são as tecnologias que estão se consolidando e serão fundamentais num futuro próximo.

No capítulo, faremos uma breve introdução do conceito de tecnologia, o que são tecnologias habilitadoras e suas respectivas versões digitais, e apresentaremos alguns exemplos de suas aplicações e um guia de como visitar um conjunto de “experiências de sucesso” executadas em território nacional, onde a utilização destas tecnologias se mostrou fundamental para os resultados alcançados.

O termo “Tecnologia” tem sido usado de maneira abrangente em nosso dia a dia, como uma gama de significados. Segundo a Wikipedia, Tecnologia (do grego τέχνη — ‘técnica, arte, ofício’ e λογία — ‘estudo’) é o conjunto de técnicas, habilidades, métodos e processos usados na produção de bens ou serviços ou na realização de objetivos, como, por exemplo, em pesquisas científicas. O termo tecnologia pode ser usado para representar tanto o domínio de técnicas e processos, quanto a implementação de funcionalidades em máquinas, para que essas possam ser operadas sem o pleno conhecimento do seu funcionamento interno.

No século XXI, quando mencionamos o termo "tecnologia”, vêm às nossas mentes todas aquelas relacionadas aos dispositivos eletrônicos, software e aplicações relacionadas à internet e ao mundo digital. Mas vale lembrar que há uma gama enorme de tecnologias que promoveram revoluções em nossa sociedade, que não são de natureza digital como a roda, o fogo, motores a vapor e a combustão, eletricidade, telégrafo, carro entre outros. Essas tecnologias que têm aplicações transversais em vários segmentos de mercado e acabam mudando radicalmente a sociedade em que vivemos também são conhecidas como tecnologias habilitadoras. Manifesto Brasil Digital Versão 26 de Abril de 2023 Vol. I

Para a Wikipedia, uma tecnologia habilitadora é uma invenção ou inovação que pode ser aplicada para conduzir mudanças radicais nas capacidades de um usuário ou cultura. As tecnologias habilitadoras são caracterizadas pelo rápido desenvolvimento de tecnologias derivadas subsequentes, muitas vezes em diversos campos. Quantas tecnologias derivadas foram advindas da eletricidade? A luz elétrica, o liquidificador, a geladeira, o chuveiro elétrico, a televisão e o próprio computador são exemplos de tecnologias derivadas.

As tecnologias habilitadoras também são conhecidas como tecnologias de propósito geral, e tem em comum algumas características que são:

• é uma tecnologia genérica única e reconhecível;

• inicialmente tem muito espaço para melhorias, mas passa a ser amplamente utilizado em toda a economia;

• tem muitos usos diferentes;

• cria muitos efeitos colaterais.”

O Manifesto Brasil Digital é um Guia de Referência para as Pessoas e Organizações engajadas com a Inovação e a Transformação Digital.

Conheça o Brasil Digital para Todos com os seus 4K seguidores. Junte-se às duas centenas de Curadoras (es) e Conselheiras (os) e às outras centenas de Voluntárias (os).

Ary Silveira Bueno
Fundador e Diretor da ASPR

Presidente do SiNEco do Brasil Digital para Todos

Outros Artigos

WhatsApp