Sociedade 5.0 e o Movimento Brasil Digital para Todos - Parte II
Blog
Sociedade 5.0 e o Movimento Brasil Digital para Todos - Parte II
Este é o segundo de 3 textos, em que estamos tratando do conceito Sociedade 5.0 e do Movimento Brasil Digital. Tema cada vez mais atual, estimulante e desafiador. Onde há desafios, pode haver boas oportunidades!
I - OBJETIVO DOS TEXTOS
Nesta série de 3 artigos, objetivamos demonstrar o alinhamento entre Sociedade 5.0, projeto idealizado pelo governo japonês em 2016, com o Pilar Sociedade, do movimento Brasil Digital para Todos e seus 4 Fundamentos (Pessoas ao Centro, Qualidade de Vida, Inclusão e Sustentabilidade) considerando o Propósito do movimento e seus 3 Objetivos, abaixo relacionados.
II – INTRODUÇÃO SOBRE A SOCIEDADE 5.0
No primeiro texto de 20/03, fizemos referência ao artigo sobre Sociedade 5.0 de 26/07/2019 da FIA Business School, com o título: “Sociedade 5.0: O que é, Objetivos e Como Funciona”.
Neste segundo texto, destacamos alguns trechos do artigo da FIA, além dos que listamos no primeiro texto. Ele traz a pergunta:
“O QUE É SOCIEDADE 5.0?
“Sociedade 5.0 é uma proposta de modelo de organização social em que tecnologias, como big data, inteligência artificial e internet das coisas (IOT), são usadas para criar soluções com foco nas necessidades humanas.
Ela busca equilibrar o avanço econômico com a resolução de problemas sociais.
Isso acontece graças ao planejamento de cidades totalmente conectadas, nas quais o ciberespaço se integra de maneira harmônica com o mundo físico.
Podemos adiantar um exemplo para que você entenda melhor o conceito:
A substituição dos veículos atuais (públicos e privados) por autônomos integra diversas tecnologias e traz benefícios evidentes. Entre eles, a redução no número de acidentes e a liberação dos motoristas da necessidade de dirigir (o que resulta em menos estresse).
A sociedade 5.0 é possível graças às tecnologias avançadas que já são usadas hoje na indústria 4.0”.
Mas o que é atualmente essa Sociedade 5.0, sete anos após o referido Projeto japonês, que é de 2016? É tema para uma boa pesquisa / reflexão.
III – INTRODUÇÃO SOBRE O MOVIMENTO BRASIL DIGITAL
Em 21/07/2019, antes da pandemia da C-19, foi idealizado o atual movimento Brasil Digital para Todos, pelo Instituto Brasil Digital de São Caetano do Sul/SP.
Seu Propósito é: “Brasil Protagonista global em Inovação e Transformação Digital alinhado ao ESG” (iniciais em inglês de responsabilidade pelo Meio Ambiente, Social e Governança).
Recordando: O referido movimento está estruturado em 5 Pilares (Pessoa, Sociedade, Governos Digitais, Negócios Digitais e Economia Digital) e em 23 Fundamentos, distribuídos pelos seus Pilares.
Os 3 objetivos do Brasil Digital são:
• Promover a capacitação e o empoderamento das Pessoas; para atuarem na Transformação Digital de Processos e Modelos de Negócio;
• Estimular ações para o desenvolvimento da Economia Digital, privilegiando a Qualidade de Vida das Pessoas de forma Inclusiva e Sustentável;
• Acompanhar, apoiar e colaborar com a implantação da E-Digital no ciclo 2022-2026.
IV – ALINHAMENTO ENTRE SOCIEDADE 5.0 E O BRASIL DIGITAL PARA TODOS
Neste segundo texto, apenas com o destaque acima, feito pelo artigo da FIA sobre Sociedade 5.0, e o pilar Sociedade do Brasil Digital, com os seus 4 Fundamentos, já dá para perceber o quanto há de alinhamento com o que foi conceituado no 5º Plano japonês de 2016.
O Pilar Sociedade, como parte da estrutura do Brasil Digital para Todos, possibilita orientar ações para o movimento em prol da Sociedade e, por consequência, das Pessoas que a compõem.
Por ser oportuno, acrescentamos outro fato muito importante. Em 2015 a ONU lançou a sua Agenda 2030, com 17 ODS - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e 169 metas.
1. Erradicação da pobreza, 2. Fome zero e agricultura sustentável, 3. Saúde e bem-estar, 4. Educação de qualidade, 5. Igualdade de gênero, 6. Água limpa e saneamento, 7. Energia limpa e acessível, 8. Trabalho decente e crescimento econômico, 9. Indústria, inovação infraestrutura, 10. Redução das desigualdades, 11. Cidades e comunidades sustentáveis, 12. Consumo e produção responsáveis, 13. Ação contra a mudança global do clima, 14. Vida na água, 15. Vida terrestre, 16. Paz, justiça e instituições eficazes e 17. Parcerias e meios de implementação.
V – CONCLUSÃO
Objetivamos neste segundo texto, com novos detalhes, demonstrar o alinhamento entre o conceito e prática de uma Sociedade 5.0 (5° Plano Japão/2016), com o movimento Brasil Digital para Todos (2019/2023).
Portanto, quando se trabalha no Brasil Digital para Todos a prioridade: Pessoas ao Centro, ela está em linha com o conceito e a busca de uma Sociedade 5.0, como preconizado no Plano japonês e, agora também, ampliado com os 17 ODS da ONU.
Finalizando, gostaríamos de te instigar a uma reflexão, com a pergunta:
Na sua opinião, qual dos 17 ODS (apenas um), você priorizaria como meio para iniciar uma transformação sustentável da Sociedade, fazendo-a mais justa e inclusiva e menos desigual?
Acompanhe a nossa reflexão no texto III, a ser postado em 03/04/2023, segunda feira. Até Lá!
Ary Silveira Bueno
Fundador e Diretor da ASPR
Curador do Sistema Nacional de Ecossistemas do Brasil Digital
Vitor Morgensztern
Sócio fundador da Dossier Consultoria e Desenvolvimento
Conselheiro do Brasil Digital para Todos
Outros Artigos
Assine o ASPR Em Dia
Receba gratuitamente informações técnicas e assuntos voltados à Gestão Corporativa, produzidos e/ou compartilhados pelo Time ASPR e seus parceiros.