Sociedade 5.0 e o Movimento Brasil Digital para Todos

Blog

Sociedade 5.0 e o Movimento Brasil Digital para Todos

Este é o primeiro de uma série de 3 textos, em que trataremos esse tema cada vez mais atual, estimulante e desafiador. Onde há desafios, pode haver boas oportunidades!

I - OBJETIVO DOS TEXTOS

Demonstrar o fácil alinhamento entre Sociedade 5.0, idealizado no Japão em 2016, com e o Pilar Sociedade, do movimento Brasil Digital para Todos.

II – INTRODUÇÃO SOBRE A SOCIEDADE 5.0

Um bom e didático artigo sobre Sociedade 5.0 é de 26/07/2019 da FIA Business School, que traz como título: “Sociedade 5.0: O que é, Objetivos e Como Funciona”.

O artigo da FIA descreve:

“Em janeiro de 2016, o governo japonês lançou o 5° Plano Básico de Ciência e Tecnologia, documento que define políticas de inovação a serem estimuladas pelo país entre 2016 e 2021.

Se algumas pessoas ficam assustadas com a velocidade do desenvolvimento tecnológico no mundo atual, o conceito de sociedade 5.0 vem para trazer algum tipo de alívio.

Esqueça aquele medo de distopias, em que a inteligência artificial evolui de tal modo que as máquinas tomam o controle do planeta.

Na Sociedade 5.0, o foco do desenvolvimento de soluções tecnológicas é o bem estar humano, a qualidade de vida e a resolução de problemas sociais.

Pode parecer ficção científica, mas a verdade é que, em termos de complexidade tecnológica, essa é uma realidade bastante palpável.

O maior desafio não é técnico, e sim a mobilização entre autoridades, desenvolvedores da tecnologia e cidadãos em torno do objetivo comum de tornar a sociedade 5.0 real.”

Mas o que é essa Sociedade?

Lembramos que o referido Plano japonês foi para 5 anos, 2016 a 2021. Eis que no início de 2020 tivemos o enorme impacto global da pandemia (C-19) que acelerou exponencialmente a Transformação Digital, a Inovação e o Empreendedorismo Inovador, este que é o mundo das startups.

Cabe a pergunta: A pandemia da C-19 mais prejudicou ou mais favoreceu a prática do conceito Sociedade 5.0? Ainda que a gente se restrinja ao Japão, o que você que acha?

III – INTRODUÇÃO SOBRE O MOVIMENTO BRASIL DIGITAL PARA TODOS

Em 21/07/2019 foi idealizada a Coalizão Digital do ABC Paulista, que foi lançada em 21/05/2020, em plena pandemia.

A referida Coalizão Digital foi a inspiração para algumas dezenas de Organizações das 4 hélices (Academias, Empresas, Governos e Organizações Sociais) e de seus representantes, lideradas pelo estrategista digital Francisco A. Soeltl, estruturarem o Movimento Brasil Digital para Todos, o SiNEco – Sistema Nacional de Ecossistemas do Brasil Digital e os EcoSis Regionais pelo Brasil.

O Propósito do Movimento é: “Brasil Protagonista global em Inovação e Transformação Digital alinhado ao ESG”.

Ele está estruturado em 5 Pilares (Pessoa, Sociedade, Governos Digitais, Negócios Digitais e Economia Digital) e em 23 Fundamentos.

Cada Pilar apoia-se em Fundamentos. Por exemplo, o Pilar Sociedade tem 4 Fundamentos: Pessoas ao Centro, Qualidade de Vida, Inclusão e Sustentabilidade

Seus 3 Objetivos focam: Pessoa, Economia Digital e a E-Digital.

O movimento é de vanguarda, de interesse nacional, suprapartidário e voluntário. Seu Lema: Comunicar e Colaborar para Realizar um Brasil Digital para Todos, em uma perspectiva de 6 anos. Coloca as Pessoas ao Centro, sem deixar ninguém para trás, alinhado ao ESG e suportado pela E-Digital: Estratégia Brasileira para a Transformação Digital.

IV – ALINHAMENTO ENTRE “SOCIEDADE 5.0” E O “BRASIL DIGITAL PARA TODOS”

Neste primeiro texto, apenas com os destaques acima sobre a Sociedade 5.0, do Plano japonês de 2016 e o pilar Sociedade do movimento Brasil Digital para Todos, com os seus 4 Fundamentos, já dá para perceber o quanto há de alinhamento entre os dois conceitos.

O Pilar Sociedade, como parte da estrutura do Brasil Digital para Todos, possibilita orientar as ações do movimento em prol da Sociedade e, como consequência, das Pessoas que a compõem.

V – CONCLUSÃO

Objetivamos neste primeiro texto demonstrar o alinhamento entre o conceito e a prática de uma Sociedade 5.0 e o movimento Brasil Digital para Todos.

Demonstramos o alinhamento, mas ainda existem fatos relevantes que impactaram positivamente a Sociedade 5.0 e as ações do Brasil Digital para Todos. Vamos citar apenas dois:

. a transformação digital ter funcionado como uma “vacina” em favor da economia, para que ela não entrasse em colapso e com isso não conseguisse suprir as “dores” e demandas das Pessoas; e

. a ciência e a tecnologia ter possibilitado a produção da vacina em tempo recorde, em prol da Sociedade (e, por que não, 5.0?), como referido no Plano japonês de 2016.

Portanto, quando se trabalha no Brasil Digital para Todos a priorização: Pessoas ao Centro, está em linha com o conceito e a busca de uma Sociedade 5.0, como preconizado no Plano japonês.

Ary Silveira Bueno
Fundador e Diretor da ASPR
Curador do Sistema Nacional de Ecossistemas do Brasil Digital 

Vitor Morgensztern
Sócio fundador da Dossier Consultoria e Desenvolvimento
Conselheiro do Brasil Digital para Todos

Outros Artigos

Assine o ASPR Em Dia

Receba gratuitamente informações técnicas e assuntos voltados à Gestão Corporativa, produzidos e/ou compartilhados pelo Time ASPR e seus parceiros.

WhatsApp