Promoção da Saúde no Brasil, como avançar?
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Promoção da Saúde no Brasil, como avançar?
Para discutir um possível avanço da Promoção da Saúde, podemos explorar diferentes perspectivas, fazendo perguntas, como:
• É possível avançar com a promoção da Saúde no Brasil? Sim, é possível, na minha avaliação. Saiba como na sequência. Para isso eu me vali do conteúdo e/ou opinião de alguns especialistas.
• Todos se beneficiariam economicamente com o avanço da Promoção de Saúde? Não. Não há interesse de todos os elos da cadeia.
• Quem poderia ser o principal agente impulsionador da Promoção da Saúde? A meu ver as empresas, com a colaboração de suas associações, como: ABRH, ABES e outras.
• Com empresas colocando mais dinheiro a título de custos e/ou despesas com a Saúde? Não. O avanço deve se dar por meio de Programa para uma nova Cultura de Saúde, com investimento e uso de tecnologias digitais para reduzir os custos com tratamento de doenças, por falha e/ou falta de uma maior e melhor Promoção da Saúde.
• Novo comportamento, nova mentalidade das pessoas para com a Promoção da Saúde, conta para a mudança de Cultura? Sim. É essencial para um novo patamar e com isso “subir a régua” dela no Brasil!
Escrever este artigo e que leve alguns especialistas a reflexão, é desafio que assumo neste artigo. Bons desafios levam a oportunidades e experiências, as quais normalmente valem a pena experimentá-las.
Por que trago o relevante tema Promoção da Saúde - como avançar?
• Por ser o administrador e Conselheiro no Brasil da EW2H, startup holandesa fundada pelo médico, Dr. Renato Romani.
• Por ter a EW2H como propósito: unir programas de mudança do comportamento a programas de saúde, para ampliar e melhorar a Qualidade de Vida das Pessoas, globalmente.
• Para cumprir o importante papel que me cabe junto a EW2H, tenho me valido de leitura de bons conteúdos de alguns especialistas, os quais acompanho e que compartilho neste artigo, para fundamentar que dá para avançar com a Promoção da Saúde.
Opinião dos especialistas
Especialista do segmento Saúde, Clemente Nóbrega: Uma modelagem de sistemas complexos para medicina e saúde.
“A "quebra" do sistema de saúde está relacionada à "sistema" não à conhecimento médico ou "medicina".
Tem a ver com PROCESSOS e modelos de cuidado que transformem conhecimento em resultados mensuráveis.
"O ambiente de uma organização é sua CULTURA. O que forja a cultura da organização é uma FUNÇÃO gerencial a que chamamos LIDERANÇA.”
Esta afirmação do especialista Clemente Nóbrega é poderosa. Ele vincula cultura a liderança, ou seja, a cultura depende da liderança.
Thierry Cintra Marcondes, sobre a relevância da Cultura nas empresas:
A IMPORTÂNCIA DAS FERRAMENTAS / DISPOSITIVOS PARA ACESSIBILIDADE: SEGURANÇA E PERFORMANCE. Sobre esse tema, escreveu:
“A base para uma inclusão verdadeira está na segurança e na autonomia, que também chamo de acessibilidade quando a(s) pessoa(s) consegue(m) participar de todos os âmbitos da vida pública e privada. A cultura é essencial para criar um ambiente de pertencimento.”
Alguém dúvida do alto papel da Cultura na empresa? Não. Creio que ninguém duvida.
No entanto, o que se deve é dar maior relevância a ela, para maximizar as realizações e os resultados das empresas, visando negócios mais sustentáveis e perenes.
Especialista Flávia Lippi sobre Liderança:
Liderança regenerativa construindo equipes com propósito para o futuro do trabalho, ela escreveu:
Exercer uma liderança alinhada com seus próprios valores e deixar um impacto positivo nas comunidades e organizações onde passa. Essa é cada vez uma necessidade dos profissionais que desejam construir equipes para o futuro do trabalho.
E não é nenhuma coincidência que essa necessidade surge em meio a uma das maiores crises de saúde mental no mundo corporativo.
Destaco a NR1 – Saúde Mental – Riscos Psicossociais, obrigatória às empresas. Destaco ainda, que podemos nos valer da Liderança Regenerativa para se trabalhar uma sensível diminuição de grandes GAPs existentes entre lideranças e liderados nas empresas, conforme pesquisa a abaixo.
Pesquisa da Escola do Caos sobre Liderança e Liderados:
Em recente artigo que escrevi, destaquei duas destoantes percepções entre lideranças e liderados, constatada pela pesquisa:
• 92,5% das lideranças acreditam que passam e constroem ambientes saudáveis, enquanto apenas 55,1% dos liderados concordam com essa visão;
• 90,5% das lideranças acreditam dominar a competência: comunica-se de forma assertiva e transparente, mas somente 54.1% dos liderados concorda com isso.
Andrea Simões – Diretora de Gente, Cultura e Transformação Digital da Informação
Em seu recente conteúdo: O futuro das empresas começa com as pessoas, escreveu:
Nos últimos anos, participei de conversas intensas, enfrentei desafios inesperados e observei de perto como as mudanças no mundo dos negócios impactam diretamente as pessoas. O que ficou claro para mim é simples e, ao mesmo tempo, poderoso: empresas não mudam, quem muda são as pessoas. E, quando as pessoas mudam, tudo muda junto.
É de se concordar com a especialista, em gênero, número e grau. Simples assim!
Pilares da Transformação Digital – TD, que dependem de nova Cultura
Pilares que embasam um ideal TD nas empresas, por meio das pessoas, são:
• Lideranças engajadas e inspiradoras;
• Cultura digital e mentalidade inovadora;
• Foco nas pessoas e experiência do cliente;
• Uso inteligente dos dados e sua segurança;
• Processos ágeis, eficientes e eficazes (efetivos); e
• Conexões empreendedoras e estratégicas (fundamentais).
Conclui-se que, a tecnologia por si só não atende as complexas demandas das pessoas e de suas empresas. Para uma TD ideal é exigido das pessoas:
• Adaptabilidade;
• Novas mentalidades;
• Sejam abertas à inovação;
• Se engajem e tenham boa comunicação; e
• Vivam e vivenciem o pertencimento.
Sem uma sólida mudança cultural, a TD não se efetiva e sem ela a empresa pode perecer.
Concluindo
Concluindo e utilizando das opiniões dos referidos especialistas, apresento alguns fatos e fundamentos que podem embasar o desenvolvimento de Programa de Promoção da Saúde, começando por grandes empresas, para fazer acontecer:
• A cadeia da Saúde no Brasil tem problemas; urge significativos avanços na sua Governança e Gestão;
• É indiscutível o papel central da Cultura para o sucesso da empresa. Como desenvolver uma Cultura de Promoção de Saúde, se ela não estiver entre as prioridades? Sugiro colocá-la entre as prioridades. É investimento seguro.
• Como construir equipes com propósito para o futuro do trabalho, em meio a uma das maiores crises de saúde mental no mundo corporativo? Por meio de uma Liderança engajada e com ela uma nova Cultura Organizacional.
• É fato que existem preocupantes GAPs entre Lideranças e Liderados, conforme a referida pesquisa. Os GAPs devem ser atacados, gerando ideal ambiente para uma nova Cultura de Promoção da Saúde.
• O jogo muda, quando as pessoas assim o decidem. Por que não uma ação deliberada entre as Pessoas na empresa, de baixo para cima, gerando ideal ambiente para uma nova Cultura de Promoção da Saúde.
• É fato, como destacado, que para ocorrer uma TD efetiva, depende da mudança de comportamento (novo mindset), das pessoas. Por que não se valer de experiências de implementação de TD trazendo nova Cultura e aplicá-las para uma nova Cultura de Promoção da Saúde?
A meu ver, se estes fatos e fundamentos de forma conjunta forem trabalhados por um grupo de especialistas, visando desenvolver Programa para uma nova Cultura de Saúde, considerando:
• A sua relação custo/benefício à sociedade; e
• Se valendo de robustas plataformas de gestão de desenvolvimento de pessoas;
Em pouco tempo teríamos uma outra realidade no Brasil.
Você estaria disposto a se juntar a nós para debater o tema Promoção de Saúde, visando desenvolver Programa para uma nova e efetiva Cultura de Saúde no Brasil?
Ary Silveira Bueno
Fundador e Diretor da ASPR
Vice-Presidente do Instituto Brasil Digital
Presidente do Conselho do SiNEco - Sistema Nacional de Ecossistemas do Brasil Digital
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