Novidades sobre o Programa OEA - Operador Econômico Autorizado

Blog

Novidades sobre o Programa OEA - Operador Econômico Autorizado

MUDANÇAS NA CERTIFICAÇÃO OEA E ALERTA PARA A SUA MANUTENÇÃO

Temos hoje, 21/08, 14h30, Webinar sobre o tema em pauta, promovido pela Alliance Consultoria, em conjunto com a ASPR Consultoria e a Portorium Consultoria.

Clique aqui e inscreva-se!

No Webinar, a mim e pela ASPR, caberá falar um pouco do impacto nos processos, oriundo de aplicação no Programa OEA, visando a obtenção da Certificação e após, executar a sua manutenção. O alerta para a manutenção será feito pelo Prof. Walter Thomas Jr., da Portorium.

O mencionado impacto nos processos, ocorre da necessidade de se ter validado o Compliance Aduaneiro, caso a empresa decida obter a Certificação OEA, em função de suas operações de COMEX.

COMPLIANCE ADUANEIRO

A sua implementação, resumidamente implica e visa:

• Aplicar com elevado conhecimento, as legislações que regem as operações de COMEX;

• Mitigar riscos, infrações e multas oriundas de inconformidades aduaneiras;

• Alcançar alto grau de confiabilidade nos processos de operações de COMEX; e

• Buscar boa reputação junto às autoridades pertinentes, stakeholders e o mercado.

O Prof. Marcos Antonio de Andrade da Portorium e Prof. Mackenzie, defende que:

“Ao integrar práticas rigorosas de compliance aduaneiro com princípios robustos de governança corporativa e ESG (Environmental, Social and Governance), eleva a confiança e a transparência nas operações globais, além de promover ambiente de negócios mais seguro, ético e sustentável."

Destaco que para o IBGC, Governança Corporativa é um sistema formado por princípios, regras, estruturas e processos pelo qual as organizações são dirigidas e monitoradas.

Ressalto que a Governança Corporativa é atribuição da alta direção, em conexão com o Conselho de Administração, se houver.

Quanto ao impacto no processo da empresa, por conta do Compliance Aduaneiro, é papel da Gestão, dos Gestores, implementar e manter os recursos ideais de pessoas e de tecnologias. 

Sabe-se que deve haver total interconexão entre a Governança e a Gestão e mais, que as ações operacionais, táticas e estratégicas da empresa, impactam os processos e são impactadas por elas, exigindo alinhamentos, ações como integrações, Robotic Process Automation - R.P.A etc., sintonia fina e prática de sinergias por todo o Time, internamente e nas suas relações com os stakeholders.

Maturidade em Gestão e Governança

Diagnóstico de Maturidade em Gestão e Governança LGK - FDC para Médias Empresas

Saiba mais, Acesse o Questionário

Relação: Conceito de Interconexão e Interoperabilidade e o Impacto do OEA nos Processos

Tentando contribuir, exponho visão que tenho, quanto ser possível fazer uma analogia e uso dos conceitos resumidos de Interconexão e de Interoperabilidade, com o que devemos nos ater, quanto aos cuidados e controles, para bem atender o Impacto para a obtenção da Certificação OEA nos Processos, em decorrência de se cumprir o Compliance Aduaneiro.

Interconexão:

Refere-se ao processo de ligação ou conexão entre dois ou mais sistemas, redes, ou componentes, permitindo que haja comunicação e compartilhamento de informações entre si.

De forma simples e objetiva: Interconexão é a capacidade de diferentes sistemas ou redes se conectarem e interagirem, facilitando a troca de dados e a interoperabilidade.

Interoperabilidade:

É a capacidade de diferentes sistemas, dispositivos, aplicações ou produtos de se comunicarem, trocarem informações e trabalharem juntos de maneira eficaz.

Observamos que, a Interconexão e a Interoperabilidade nos seus campos, “mundo da conectividade”, são interdependentes, para que juntas possam alcançar os seus melhores Resultados.

Da mesma forma, a exigência do Compliance Aduaneiro, para a obtenção da Certificação OEA, impacta e é impactado pelos demais processos da empresa, portanto, são também interdependentes.

Finalizando

Cabe à Gestão da empresa, com o indispensável apoio e sintonia com a Governança Corporativa, fazer do Compliance Aduaneiro um grande aliado, torná-lo integrado, interdependente com outros processos, para que os benefícios da Certificação OEA possam ser maximizados e a sua manutenção mais facilmente garantida.

Ary Silveira Bueno
Fundador e Diretor da ASPR
Vice-Presidente do Instituto Brasil Digital
Presidente do Conselho do SiNEco - Sistema Nacional de Ecossistemas do Brasil Digital

#aspr #timeaspr #auditoria #consultoria #contabilidade #gestao #servicosfinanceiros

Outros Artigos

Assine o ASPR Em Dia

Receba gratuitamente informações técnicas e assuntos voltados à Gestão Corporativa, produzidos e/ou compartilhados pelo Time ASPR e seus parceiros.

WhatsApp