Home Office - Mocinho ou Vilão? Parte 2

Blog

Home Office - Mocinho ou Vilão? Parte 2

Este segundo artigo complementa o anterior de 31/07. Confira!

Neste artigo, dicas e alguns aspectos que podem trazer benefícios às Organizações que investem no home office, seja ele híbrido ou 100% remoto:

- Competitividade na busca e manutenção de talentos, considerando que as pessoas anseiam por mais qualidade de vida, com maior flexibilidade. Estes dois fatores são fortes atrativos para o profissional considerar ir para uma nova Organização ou nela permanecer;

- Inclusão de Pessoas com Deficiência, por poder fazer contratações de Pessoas de outras localidades;

- Desenvolvimento de profissionais que residam em localidades menos desenvolvidas, com menos oportunidades de crescimento pessoal e/ou profissional;

- Mobilidade urbana – parece clichê falar desse tema, no entanto o uso do tempo de deslocamentos de ida e volta ao trabalho, pode ser bem usado pelas Pessoas, para muitos outros fins, como: em prol da família, academia, estudos em geral, lazer etc.; portanto, o beneficiando enormemente;

Ainda por conta desse tema, quem obrigatoriamente precisa se deslocar ao trabalho, é diretamente beneficiado. No entanto, benefício maior mesmo é pelo atendimento das questões ambientais, ou seja, atender o E do ESG (ambiental, social e governança). Portanto, o benefício pode ser muito maior do que se pode imaginar.

Resumindo os benefícios do Home Office

Devemos destacar as conquistas oriundas do Home Office e de grande significado às Pessoas que já desfrutam de seus benefícios ou estão em processo de obtenção deles, como:

- Possibilitar a Pessoa dar mais atenção a Promoção da Saúde, a preventiva portanto;

- Frequentar academia, antes inviável devido à falta de tempo;

- Possibilitar aos pais e avós participarem dos cuidados (educação etc.) com os netos, como levar a escola, médicos;

- Visita à familiares distantes e de lá praticarem o home office por um curto tempo, sem prejudicar as suas entregas de trabalho (responsabilidades profissionais);

- Aproveitar para estudar mais e/ou descansar e recarregar as energias para um novo curso por exemplo, praticando sempre o lifelong learning.

Estes são alguns exemplos de benefícios intangíveis concretos, os quais tivemos e temos com o Time ASPR.

Novos Desafios

Como sabemos, o home office foi muito exigido pela pandemia da COVID 19.

Quanto a sua Organização está preparada para fatos emergências (nova pandemia, falta de energia em localidades, desastres naturais etc.) que podem requerer as Pessoas em home office, por um tempo? Se não está no seu planejamento, repense!

Dicas para a implantação do Home Office

Para Organizações que desejam estudar a implantação do Home Office, a SOBRATT – Sociedade Brasileira de Teletrabalho e Teleatividades, desenvolveu cartilha que objetiva orientar de forma segura, estratégica e estimulante a adoção do Teletrabalho, levando em consideração particularidades de cada caso.

Apoio externo, como o feito pela ASPR.

Contamos com o apoio da GCONTT para implantação do Home Office, executando: diagnóstico, adequação de contrato de trabalho, desenvolvimento de cartilha, apresentações/treinamentos ao Time ASPR etc.

O Home Office, é uma grande mudança de cultura. A relação de confiança entre a Organização e seus Profissionais é fator determinante na decisão de implementação. Como mencionado na parte 1, a responsabilidade do profissional em realizar as entregas no prazo e com qualidade são essenciais, assim como contar com o acompanhamento e orientações permanentes da liderança.

Projeto de Lei – Proposta de Lei para Incentivo ao Home Office

Outra movimentação que vem ocorrendo é a Proposta de Lei para Incentivo ao Home Office através de Benefícios Fiscais. No entanto, esse PL aparenta conflitar com o que o governo já deveria fazer, que é repensar a alta carga tributária à sociedade, impedindo a perenidade, em especial de pequenas empresas.

Confira a Proposta de Projeto de Lei para o referido incentivo.

O Home office requer ainda muito estudos, ajustes, testes para cada empresa conforme sua atividade e perfil cultural, mas ainda assim é um tema que não deve ser esquecido e sim melhorado cada vez mais.

Finalizando esse segundo artigo

O Home office representa uma transformação significativa no mundo do trabalho, com desafios e grandes oportunidades.

Cabe às Organizações e seus profissionais, avaliar em conjunto, o que é melhor para si, contanto os esforços de parte a parte, para fazer dar certo, ser uma boa relação custo e benefício, deve haver uma relação ganha-ganha, não em detrimento do outro.

Perguntamos novamente: Na sua visão, está o Home Office mais para Mocinho ou Vilão?

Vilma Freitas Pereira
Sócia da ASPR
Área Trabalhista

#aspr #timeaspr #auditoria #consultoria #contabilidade #gestao #servicosfinanceiros

Outros Artigos

Assine o ASPR Em Dia

Receba gratuitamente informações técnicas e assuntos voltados à Gestão Corporativa, produzidos e/ou compartilhados pelo Time ASPR e seus parceiros.

WhatsApp