Estratégia de Mudança IV
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Estratégia de Mudança IV
O título é do recente livro do Luís Mendonça.
Nas últimas três semanas escrevi sobre o tema, ou melhor, reproduzi alguns trechos desse bem útil livro.
Encerro esta série de 4 textos, desejando que tenha despertado em você leitor, o desejo de saber mais sobre o tema e/ou o livro, para atender a sua dor / demanda pessoal e/ou profissional.
Ainda falando do capítulo 1 e no seu final, o autor traz:
Os Principais Passos para Iniciar uma Transformação Estratégica Bem-Sucedida
Começa afirmando: “A comunicação e o engajamento das partes interessadas são fundamentais para o sucesso de uma transformação estratégica, mas não o suficiente.”
Como primeiro passo, o autor cita o famoso caso da Kodak, que reagiu as mudanças quando a situação já estava fora de controle. Portanto, ela deve ocorrer antes que seja tarde demais.
Continua o autor:
“O segundo passo para iniciar uma transformação estratégica bem-sucedida é ver a mudança como um processo contínuo, e que o processo de mudança estratégica não termina em um ciclo: muito antes de um ciclo terminar, outro deve estar começando”.
Como terceiro passo, ele descreve como sendo o de aceitar que haverá resistência à mudança. Menciona que ela pode representar de 50% a 75% das causas em que as estratégias de mudanças falham.
Como quarto passo e para o autor o mais importante:
“É reconhecer que uma transformação bem-sucedida requer uma abordagem estruturada e integrada com certeza de execução, organização envolvida, gestão do engajamento das partes interessadas, líderes qualificados, gestão de projetos (PMO) e governança”.
Conclui o autor:
“Isso significa que a implementação bem-sucedida depende de muitos fatores, incluindo:
• a formação de um comitê de mudança;
• um bom plano de comunicação com as principais partes interessadas; e
• um bom mecanismo de monitoramento e controle”.
Segundo Luiz Mendonça e a meu ver faz total sentido, fazer as coisas antes que tudo seja planejado, organizado e comunicado é um dos principais erros que os executivos cometem.
Diz o autor:
“Lembre-se: corrigir o curso da jornada com uma mudança já em andamento confronta a expectativa criada, e muitas vezes resulta em danos à cultura e moral da equipe, o que pode levar à redução da legitimidade da liderança e perda de talentos”.
O autor encerra o capítulo 1, que rendeu os 4 referidos textos, afirmando:
“Assim, é importante destacar que o sucesso de uma transformação estratégica depende de domínio:
• nas áreas de planejamento estratégico;
• estratégia organizacional;
• liderança em tempos de disrupção;
• estratégia de transformação digital;
• técnicas de inovação e metodologias ágeis; e
• além da gestão estratégica de mudanças.
Ele complementa: e como todo conhecimento, ele precisa ser adquirido”.
Finalizando
Somente o capítulo 1 do livro, com esses quatro passos acima, seriam suficientes para concluir que o aconselhamento dado pelo autor, se não observado e praticado, tem tudo para que uma mudança estratégica implementada, resulte em fracasso.
Ary Silveira Bueno
Diretor e Fundador da ASPR
Curador do SiNEco do Brasil Digital para Todos
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