Estratégia de Mudança IV

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Estratégia de Mudança IV

O título é do recente livro do Luís Mendonça.

Nas últimas três semanas escrevi sobre o tema, ou melhor, reproduzi alguns trechos desse bem útil livro.

Encerro esta série de 4 textos, desejando que tenha despertado em você leitor, o desejo de saber mais sobre o tema e/ou o livro, para atender a sua dor / demanda pessoal e/ou profissional.

Ainda falando do capítulo 1 e no seu final, o autor traz:

Os Principais Passos para Iniciar uma Transformação Estratégica Bem-Sucedida

Começa afirmando: “A comunicação e o engajamento das partes interessadas são fundamentais para o sucesso de uma transformação estratégica, mas não o suficiente.”

Como primeiro passo, o autor cita o famoso caso da Kodak, que reagiu as mudanças quando a situação já estava fora de controle. Portanto, ela deve ocorrer antes que seja tarde demais.

Continua o autor:

“O segundo passo para iniciar uma transformação estratégica bem-sucedida é ver a mudança como um processo contínuo, e que o processo de mudança estratégica não termina em um ciclo: muito antes de um ciclo terminar, outro deve estar começando”.

Como terceiro passo, ele descreve como sendo o de aceitar que haverá resistência à mudança. Menciona que ela pode representar de 50% a 75% das causas em que as estratégias de mudanças falham.

Como quarto passo e para o autor o mais importante:

“É reconhecer que uma transformação bem-sucedida requer uma abordagem estruturada e integrada com certeza de execução, organização envolvida, gestão do engajamento das partes interessadas, líderes qualificados, gestão de projetos (PMO) e governança”.

Conclui o autor:

“Isso significa que a implementação bem-sucedida depende de muitos fatores, incluindo:

• a formação de um comitê de mudança;

• um bom plano de comunicação com as principais partes interessadas; e

• um bom mecanismo de monitoramento e controle”.

Segundo Luiz Mendonça e a meu ver faz total sentido, fazer as coisas antes que tudo seja planejado, organizado e comunicado é um dos principais erros que os executivos cometem.

Diz o autor:

“Lembre-se: corrigir o curso da jornada com uma mudança já em andamento confronta a expectativa criada, e muitas vezes resulta em danos à cultura e moral da equipe, o que pode levar à redução da legitimidade da liderança e perda de talentos”.

O autor encerra o capítulo 1, que rendeu os 4 referidos textos, afirmando:

“Assim, é importante destacar que o sucesso de uma transformação estratégica depende de domínio:

• nas áreas de planejamento estratégico;

• estratégia organizacional;

• liderança em tempos de disrupção;

• estratégia de transformação digital;

• técnicas de inovação e metodologias ágeis; e

• além da gestão estratégica de mudanças.

Ele complementa: e como todo conhecimento, ele precisa ser adquirido”.

Finalizando

Somente o capítulo 1 do livro, com esses quatro passos acima, seriam suficientes para concluir que o aconselhamento dado pelo autor, se não observado e praticado, tem tudo para que uma mudança estratégica implementada, resulte em fracasso.

Ary Silveira Bueno
Diretor e Fundador da ASPR
Curador do SiNEco do Brasil Digital para Todos

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