Estratégia de Mudança II
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Gestão Corporativa nº 02 – janeiro/2023 - Estratégia de Mudança II
O título é do recente livro do Luís Mendonça.
Alguns dias escrevi algumas linhas sobre o tema, trazendo a apresentação do livro pelo autor, uma pequena introdução, quatro razões para eu ter escolhido o tema em pauta, falei dos cursos da Academia Brasil Digital e finalizando concluí o texto.
Agora reproduzo apenas parte do capítulo n°1 do livro, trazendo o que entendo ser a essência deste capítulo, muito relevante à Pessoa que necessite e queira implementar uma mudança estratégica.
O capítulo n°1 tem como título: Estratégia de mudança em uma organização: o que é e quando utilizar?
As perguntas abaixo do 1° ao 4° tema e mais o 5°, são estratégicas para se levar uma mudança adiante.
O 1° tema do capítulo: O que é estratégia de mudança em uma organização?
Segundo o autor, significa alterar a sua própria essência. “Consiste em fazer modificações drásticas e significativas em uma organização para redefinir a direção de sua viabilidade de curto e longo prazo”.
Segue o autor falando para esse 1° tema:
“A transformação de negócios é o processo de remodelamento fundamental de sistemas, processos, pessoas e tecnologia dentro uma empresa ou unidade de negócios ….)”.
Luís Mendonça destaca que as principais caraterísticas de uma estratégia de mudança, para uma implementação bem sucedida, são:
- superação de padrões operacionais e culturais;
- identificação de vulnerabilidades para evolução;
- revisão do modelo de negócios e estratégia;
- realinhamento organizacional; e
- alinhamento de recursos para suportar a mudança.
O 2° tema: Qual o momento certo para uma transformação estratégica?
“O momento certo para desenvolver uma estratégia de mudança não é quando sua empresa está diante de uma crise de lucratividade, ou crise de liquidez ou mesmo crise de solvência, mas quando ela está experimentando uma crise de estratégia”.
O 3° tema: Quais os diferentes tipos de transformação nas Organizações?
“Uma transformação em toda a empresa ou focada na unidade de negócios, pode ser caracterizada pelas seguintes mudanças”:
Turnaround ou reestruturação; impulso financeiro rápido; crescimento; modelo de negócios; digital, global e organizacional.
O 4° Tema: Por que os executivos falham ao executar a transformação estratégica?
“Cerca de 2/3 das estratégias bem projetadas falham devido à má execução. Mais da metade dos executivos não estão preparados para os desafios estratégicos que enfrentam quando são nomeados para cargos de liderança sênior ……”.
O 5° tema: O Papel da liderança sênior no sucesso da transformação estratégica
“O despreparo é um dos principais fatores que causam o baixo desempenho na execução de uma transformação estratégica. Mas personalidades individuais (egos) competição interna, estrutura de equipe e falta de clareza de propósito também levam ao fracasso em impulsionar a mudança estratégica”.
FINALIZANDO
Creio que o anterior e apenas partes dos cinco temas acima apresentados, são suficientes para demonstrar a relevância do tema e de ser muito oportuno.
Ary Silveira Bueno
Fundador e Diretor da ASPR
Curador do SiNEco do Brasil Digital para Todos
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