Estratégia de Mudança II

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Gestão Corporativa nº 02 – janeiro/2023 - Estratégia de Mudança II

O título é do recente livro do Luís Mendonça.

Alguns dias escrevi algumas linhas sobre o tema, trazendo a apresentação do livro pelo autor, uma pequena introdução, quatro razões para eu ter escolhido o tema em pauta, falei dos cursos da Academia Brasil Digital e finalizando concluí o texto.

Agora reproduzo apenas parte do
capítulo n°1 do livro, trazendo o que entendo ser a essência deste capítulo, muito relevante à Pessoa que necessite e queira implementar uma mudança estratégica.

O capítulo n°1 tem como título:  Estratégia de mudança em uma organização: o que é e quando utilizar?

As perguntas abaixo do ao tema e mais o , são estratégicas para se levar uma mudança adiante.

O 1° tema do capítulo: O que é estratégia de mudança em uma organização? 

Segundo o autor, significa alterar a sua própria essência. “Consiste em fazer modificações drásticas e significativas em uma organização para redefinir a direção de sua viabilidade de curto e longo prazo”.

Segue o autor falando para esse 1° tema:

“A transformação de negócios é o processo de remodelamento fundamental de sistemas, processos, pessoas e tecnologia dentro uma empresa ou unidade de negócios ….)”.

Luís Mendonça destaca que as principais caraterísticas de uma estratégia de mudança, para uma implementação bem sucedida, são:

- superação de padrões operacionais e culturais;
identificação de vulnerabilidades para evolução;
revisão do modelo de negócios e estratégia;
realinhamento organizacional; e
alinhamento de recursos para suportar a mudança.

O 2° tema: Qual o momento certo para uma transformação estratégica?

“O momento certo para desenvolver uma estratégia de mudança não é quando sua empresa está diante de uma crise de lucratividade, ou crise de liquidez ou mesmo crise de solvência, mas quando ela está experimentando uma crise de estratégia”.

O 3° tema: Quais os diferentes tipos de transformação nas Organizações? 

“Uma transformação em toda a empresa ou focada na unidade de negócios, pode ser caracterizada pelas seguintes mudanças”:

Turnaround ou reestruturação; impulso financeiro rápido; crescimento; modelo de negócios; digital, global e organizacional.

O 4° Tema: Por que os executivos falham ao executar a transformação estratégica?

“Cerca de
2/3 das estratégias bem projetadas falham devido à má execução. Mais da metade dos executivos não estão preparados para os desafios estratégicos que enfrentam quando são nomeados para cargos de liderança sênior ……”.

O 5° tema: O Papel da liderança sênior no sucesso da transformação estratégica

“O despreparo é um dos principais fatores que causam o baixo desempenho na execução de uma transformação estratégica. Mas personalidades individuais (egos) competição interna, estrutura de equipe e falta de clareza de propósito também levam ao fracasso em impulsionar a mudança estratégica”.

FINALIZANDO

Creio que o anterior e apenas partes dos
cinco temas acima apresentados, são suficientes para demonstrar a relevância do tema e de ser muito oportuno.

Ary Silveira Bueno
Fundador e Diretor da ASPR
Curador do SiNEco do Brasil Digital para Todos

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