Alerta! Nova onda de golpes
Blog
Alerta! Nova onda de golpes
Em meio a tantas dúvidas sobre as novas regras fiscais que pairam sobre a população, para piorar os golpistas oportunamente aproveitam para aplicar golpes e enganar os contribuintes.
Infelizmente o Brasil está entre os países que fazem mais vítimas de golpes no ambiente virtual.
Golpes digitais atingem 24% da população brasileira, revela DataSenado
“Os golpes digitais vitimaram 24% dos brasileiros com mais de 16 anos nos últimos 12 meses. São mais de 40,85 milhões de pessoas que perderam dinheiro em função de algum crime cibernético, como clonagem de cartão, fraude na internet ou invasão de contas bancárias. Os dados são de uma pesquisa divulgada nesta terça-feira (1º) pelo Instituto DataSenado”.
Fonte: Agência Senado
Alerta sobre Golpe da Receita Federal do Brasil – RFB
A RFB divulgou recentemente tentativa de golpe envolvendo a mudança do monitoramento do PIX, que em 16 de janeiro foi revogada.
Nele os criminosos informam haver uma taxação do PIX, supostamente realizados pela vítima, e enviam um boleto de arrecadação para pagamento, alegando evitar assim, o bloqueio do CPF.
Há também grande número de recebimento de comunicados por e-mail com anexos de BOLETOS E GUIAS FALSOS, com endereços de e-mails falsos.
Há também casos de interceptação de e-mails, onde alteram os dados bancários e/ou códigos de barras em documentos de arrecadação, desviando assim, os valores para outras contas bancárias.
Como se prevenir?
• Não pague nenhum boleto recebido por e-mail, sem antes verificar a veracidade da cobrança;
• Não clique em links de e-mails ou mensagens WhatsApp de remetentes que você não conhece;
• Nunca informe seus dados pessoais e bancários em resposta a ligações, e-mails ou links desconhecidos;
• Sempre verifique os dados do beneficiário (CNPJ, nome do contribuinte, valor e competência); e
• Em caso de dúvida, entre em contato com a empresa que as emite regularmente.
Reforçamos também a importância de blindar as redes internas e do monitoramento de dados, evitando assim qualquer vazamento.
Em caso de recebimento de guias fraudulentas, faça denúncia à RFB. Ela pode ser feita através do portal e-CAC e/ou registre um boletim de ocorrência.
A ASPR está sempre buscando a segurança de seus clientes e vem utilizando várias ferramentas de automação e robotização do envio de guias e relatórios, evitando assim a circulação por meios comuns de interceptação de golpistas / criminosos.
Conte com o time ASPR para apoiar a sua gestão e governança de segurança de dados.
Mariana Nagy
Sócia Gestora da área de Controladoria da ASPR
#aspr #32anos #timeaspr #auditoria #consultoria #contabilidade #gestao #servicosfinanceiros
Gostando do texto, compartilhe e siga a ASPR nas redes sociais
Semanalmente em nossa newsletter, compartilhamos útil conteúdo. Seja um assinante!
Outros Artigos
Assine o ASPR Em Dia
Receba gratuitamente informações técnicas e assuntos voltados à Gestão Corporativa, produzidos e/ou compartilhados pelo Time ASPR e seus parceiros.