A Relevância da Comunicação no Mundo Bani
Blog
A Relevância da Comunicação no Mundo Bani
Em uma visão geral da IA:
BANI é um acrônimo que significa "brittle", "anxious", "nonlinear", e "incomprehensible", que em português significa "frágil", "ansioso", "não-linear", e "incompreensível". É um conceito criado pelo antropólogo norte-americano Jamais Cascio para descrever o paradigma atual da sociedade.
O conceito de Mundo BANI busca enquadrar o momento atual que estamos vivendo, que é caracterizado por: Fragilidade, Situações caóticas, Resultados imprevisíveis, Incompreensão, Ansiedade, Senso de urgência.
Minha percepção sobre a comunicação
Quem me conhece pouco mais, sabe o quanto gosto e valorizo a comunicação.
Há décadas que dedico algum tempo para me desenvolver no tema. Tenho produzido pequenos artigos, especialmente vinculados à Gestão Corporativa.
Quanto mais o tempo passa e o mundo BANI se impõe à todos nós, mais concluo que um dos “remédios” para combater e mitigar seus possíveis efeitos negativos, é a prática consistente de uma eficaz comunicação.
A comunicação e a realidade brasileira
A realidade é que a maioria do brasileiro lê pouco, especialmente quanto ao que lhe possa ser efetivamente útil. E mais, como regra, tem dificuldade de falar, ouvir, escrever e interpretar textos.
A metodologia da linguagem simples e o uso da Inteligência Artificial, podem ser recursos fundamentais para colocar o brasileiro e a comunicação em melhores níveis.
Há autores de bons livros e especialistas em comunicação, os quais admiro, com quem aprendo e, com alguns deles, mantenho conexão empreendedora e prazerosa. Se desejar conhecê-los, me contate.
Eis destaques sobre comunicação, de três artigos que escrevi:
Artigo de setembro 2024 - I.A. – Inteligência Artificial – Conexão Inteligente
“Temos visto pesquisas e lido opiniões de especialistas, que colocam a relevância da comunicação à Pessoa, como uma soft skill essencial e condição para ela se sair bem, em sua mutante carreira profissional, atualmente”.
Artigo de maio de 2023 – Comunicação, Governança e Compliance
“Como implementar e monitorar esses 3 citados temas, quanto aos seus efeitos impactantes nas Organizações e mais complexo ainda, em seus stakeholders, de forma direta e/ou indireta?”
Artigo de novembro de 2018 – Eficaz Comunicação Organizacional – BIG Desafio
“E não é possível, tratarmos de Gestão de Profissionais, sem falarmos em boa Comunicação, Liderança e Empreendedorismo do Profissional da empresa. É indispensável!
Para tanto, lemos dois importantes trabalhos científicos, de 2006 e ainda muito atual e outro de 2017, bem recente.
O primeiro o qual recomendamos a leitura é de Onésimo de Oliveira Cardoso.
Na Conclusão, o autor Onésimo traz:
"Num ambiente de incertezas e complexidade, é necessário compreender a estratégia organizacional não mais como um exercício de previsão conduzido por um grupo limitado de experts, mas sim como um processo de emergência estratégica envolvendo toda a coletividade, em cujo centro está a Comunicação.”
Por que trago novamente o tema comunicação?
É para destacar a conveniente conexão da comunicação com o mundo BANI.
Trago inspirado também pelo recente e bom artigo da especialista Paula Campoy.
Artigo - Comunicação: A Competência Que Diferencia Líderes em Tempos de Transformação
Primeiro parágrafo:
“Se há uma habilidade que separa líderes que inspiram daqueles que apenas gerenciam, é a comunicação. Em 2024, essa foi uma reflexão muito clara para mim: comunicar bem não é apenas transmitir uma mensagem, mas criar conexão, provocar reflexão e inspirar transformação.”
Penúltimo parágrafo:
“Porque quem domina a comunicação não apenas lidera, mas define o futuro.”
Concluindo
É imperdível a leitura do artigo, recomendo. Fácil leitura, você gostará!
Ary Silveira Bueno
Fundador e Diretor da ASPR
Vice-Presidente do Instituto Brasil Digital
Presidente do Conselho do SiNEco - Sistema Nacional de Ecossistemas do Brasil Digital
#aspr #32anos #timeaspr #auditoria #consultoria #contabilidade #gestao #servicosfinanceiros