A Pessoa (profissional) ao centro nas Organizações
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A Pessoa (profissional) ao centro nas Organizações
Há um bom tempo nós na ASPR, utilizamos a expressão profissional, para nos referirmos às pessoas que trabalham conosco; isso muito antes da pandemia da COVID 19. Mas isso faz diferença? Faz. Impacta na cultura!
Há no mercado quem já não use mais a expressão Recursos Humanos, mas Relações Humanas. Para mim isso faz todo sentido. Então, em vez de Gestão de RH, usemos Gestão de Relações Humanas ou Gestão de Pessoas.
Do início da pandemia, até os dias atuais, portanto há três anos e meio, as mudanças, as transformações e a revolução tecnológica têm impactado profundamente e mais rápido as Pessoas, positiva e/ou negativamente, como tudo. Como consequência, as Organizações são muito impactadas.
Dois pontos na Gestão e Governança das Organizações, a meu ver, podem e devem ser priorizados e valorizados, para aumentar e melhorar cada dia mais a interação, a integração e a conexão (empreendedora), ou melhor, a interconexão das Pessoas com a sua Organização e vice-versa e com os demais stakeholders.
O primeiro ponto, vem da Diferença entre Propósito e Missão. No entanto, as Pessoas na Organização devem saber que andam juntos.
Para tanto, trago o que escreveu Dr. Kléber Nobrega em seu artigo de março de 2022.
“Sintetizo aqui algumas diferenças conceituais e práticas entre propósito e missão:
1. Missão responde o que a organização faz; propósito responde por que a organização faz o que faz;
2. Missão tem a ver com razão de ser; propósito tem a ver com causa;
3. Missão relaciona-se com produtos e serviços; propósito relaciona-se com motivo para engajar as pessoas;
4. Missão é racional; propósito é emocional;
5. Missão tem foco externo; propósito tem foco interno;
6. Missão tem enfoque comercial; propósito tem enfoque comportamental;
7. Missão se relaciona com clientes; propósito se relaciona com a equipe interna;
8. Missão tem a ver com negócio, operação; propósito tem a ver com coração, alma;
9. Missão tem a ver com estratégia; propósito tem a ver com cultura;
10. Missão provoca envolvimento; propósito provoca pertencimento.”
Para você, o que é mais importante em uma Organização: O Propósito ou a Missão? E, o qual deve vir primeiro?
Pelas Diferenças apresentada pelo Dr. Nobrega, se conclui fácil e rapidamente que o Propósito está vinculado às questões internas, emocionais, de cultura etc.
A meu ver, as Pessoas terem isso bem claro, ajuda e muito em aspectos, como: clima organizacional, empoderamento, pertencimento, produtividade etc. Em resumo, contribui para aflorar e estimular as habilidades sócio comportamentais; as tais tão valorizadas soft skills.
O segundo ponto que destaco, é o da também valorização do ENDOMKT em relação ao MKT. A meu ver, isso pode favorecer bastante e ficar mais fácil de aplicar e manter sempre atualizado o primeiro ponto (Propósito e Missão), se eles estiverem bem claro para todo o Time da Organização.
Para você o que deve vir antes, o ENDOMKT ou o MKT?
Neste caso opinei em artigo de abril de 2021. Afirmei e justifiquei que o ENDOMKT vem primeiro. Saiba mais.
CONCLUSÃO
A PESSOA (PROFISSIONAL) AO CENTRO NAS ORGANIZAÇÕES, passa obrigatoriamente por muitos e diferentes pontos e aspectos, mas certamente estes dois relevantes pontos aqui destacados, estão entre eles, a meu ver.
Fundador e Diretor da ASPR
Presidente do Conselho do SiNEco do BDT
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