A importância do Conselho Consultivo Externo nas empresas

Blog

A importância do Conselho Consultivo Externo nas empresas

Das empresas se exige o tempo todo dar respostas rápidas a grandes desafios e mutáveis, em um mundo cada vez mais frágil, ansioso, não linear e incompreensível (BANI em inglês), para bem atender as demandas internas e externas, sob pena de conviver com altos e permanentes riscos e estes “botar” tudo a perder.

Isso se aplica à todas as empresas, de micro à grande, de qualquer segmento e localidade, no início ou não de suas atividades.

Como consequência, soluções são requeridas para os desafios de se ter uma boa Gestão e Governança e sob muitas dimensões, como: propósito e cultura bem alinhados, alto domínio de conhecimento do core business, intenso e adequado uso de tecnologias digitais, robusta gestão de pessoas, entre outras. É o nível de governança da empresa que proporciona à ela, via seus processos, as condições para uma gestão ao mesmo tempo, eficiente e eficaz, que é o que a leva a uma gestão efetiva.

Destaco que um Time para ser vencedor, de sucesso, deve ser efetivo, sendo algumas de suas principais características: Liderança situacional, proatividade, comunicação ampla e integrada, alinhamentos de propósito e cultura, sintonia, sinergia, melhoria contínua, alto e bom relacionamento interpessoal, eficiência e eficácia etc.

É altamente exigido das empresas a obtenção de boas decisões e soluções para elas se manterem em rota de crescimento, com sustentação financeira e econômica, com prática efetiva de sustentabilidade ambiental, social e de governança (ESG) etc.

Sobre Gestão e Governança

A propósito, conheça o Diagnóstico de Maturidade em Gestão e Governança da LGK – FDC / Fundação Dom Cabral, em texto publicado no BLOG da ASPR.

Conselho Consultivo Externo

A empresa deter estratégia bem definida, sólidos processos, gestão adequada, praticar a coopetição, contar com planejamento estratégico de curto, médio e longo prazo, são ativos intangíveis essenciais para que ela tenha sucesso, entregue Valor à sociedade, conquiste e mantenha diferenciais competitivos. 

O Papel de um Conselho Consultivo Externo

Para uma boa governança corporativa, é altamente recomendável contar com ele.

Ele pode ser formado por profissionais especialistas e/ou nexialistas, para assessorar a alta direção. É órgão de consulta, orienta os profissionais da empresa e não tem a responsabilidade de tomar decisões; ele fomenta a troca de ideias de Valor.

Diferentemente do Conselho Deliberativo, ele não tem o papel de definir as estratégias a serem implementadas e não tem o poder de decisão sobre as ações da empresa.

Assim sendo, faz todo sentido primeiro a empresa contar com Conselho Consultivo Externo, para em momento mais apropriado, contar com o Conselho Deliberativo.

Vantagens de se ter um Conselho Consultivo Externo

Contando com ele, a empresa pode se valer de úteis benefícios, como:

- contar com profissionais externos comprometidos com a empresa e juntos produzirem planos de ações mais adequados às complexas demandas, quanto: inovações e transformação digital, ao core business, ao uso ou não de novas tecnologias, entre elas as digitais, gestão de pessoas – este o mais complexo e relevante à qualquer empresa, e outros;

- obter sugestões estratégicas, dicas, técnicas e metodologias adequadas de gestão à cada caso, garantindo o crescimento, sustentação financeira, contribuindo com a governança, com o planejamento estratégico, tudo para “driblar” inevitáveis sobressaltos e buscar perenidade;

- colaborar com a governança e a gestão, para suportar o cumprimento de implementação de novos processos e estratégias para alcançar as Realizações planejadas, incluindo os Resultados financeiros e econômicos; e

- Valer-se de sua imparcialidade, especialmente quando se trata de empresa familiar.

Concluindo

O Conselho Consultivo Externo pode fazer a Diferença desde micro à grandes empresas, em especial as que estão em constante crescimento, as quais certamente convivem com desafios e transições, sem parar.

Ele colabora com as melhores práticas de governança e possibilita decisões mais estratégicas e efetivas, como mencionado.

Conte com os Sócios do Time ASPR no Conselho Consultivo Externo da sua empresa!

Ary Silveira Bueno
Fundador e Diretor da ASPR
Vice-Presidente do Instituto Brasil Digital
Presidente do Conselho do SiNEco - Sistema Nacional de Ecossistemas do Brasil Digital

#aspr #aniversario #32anos #timeaspr #ia #auditoria #consultoria #contabilidade #gestao #servicosfinanceiros  

Outros Artigos

Assine o ASPR Em Dia

Receba gratuitamente informações técnicas e assuntos voltados à Gestão Corporativa, produzidos e/ou compartilhados pelo Time ASPR e seus parceiros.

WhatsApp